Se o público se encontra na web, é lá que o negócio deve estar – e para isso, o empreendedor deve ter noção de mídias sociais. Com o avanço da internet, muitas pessoas acabaram migrando para o meio online, e as empresas entenderam isso.

No entanto, muitos ainda não tem um conhecimento abrangente do tema, muitas vezes confundindo com as redes sociais. Não precisa ficar confuso, elas também fazem parte, mas resumir mídias sociais a apenas isso é um erro.

Por isso, para conhecer melhor e evitar esse engano, continue com a leitura do artigo e entenda um pouco mais sobre o assunto!

O que são as mídias sociais?

As mídias sociais são canais de comunicação entre usuários, onde podem conversar e trocar ideias e sugestões. É um meio onde qualquer um pode trazer conteúdo através de publicações, tendo interação real com a empresa.

Por isso, é muito comum não só para comunicação entre usuários, e dos mesmos com a empresa, como também serve de SAC alternativo. Estreitando os laços com o público, costuma ser mais eficiente que o serviço telefônico padrão de um negócio.

mídias sociais definicao

No entanto, seu objetivo principal é disseminar a marca ou sua causa, pois se trata de uma forma de propagandear de maneira orgânica a empresa. Criando relação informativa com o público, você cria também uma imagem para o negócio.

Dessa forma, além das redes, as mídias sociais também abrangem fóruns, wikis, blogs, sites multimídia (YouTube, Vimeo) e e-groups.

Ter essa ideia é bom para espantar as comparações superficiais com as redes sociais: essa é voltada para relacionamentos comunicativos entre usuários, enquanto as mídias sociais se voltam para compartilhamento de conteúdo com informação.

Dessa forma, uma rede social pode ser mídia, como o Twitter, mas não ocorre o contrário. Numa mídia social, tudo é voltado para compartilhamento de conteúdo informativo, permitindo que nisso haja comunicação.

Qual a importância das mídias sociais para um negócio?

Como dito antes, o público se encontra no meio online – e é lá que seu empreendimento deve estar, seja ele digital ou não. Na verdade, se trata de uma máxima antiga: o vendedor está onde os clientes estão.

mídias sociais importancia

A principal importância das mídias sociais para um negócio é o estreitamento de relações com o público. A interação no Facebook ou Instagram, por exemplo, costuma ser um processo bem mais ágil e eficiente do que se comunicar por telefone.

E isso melhora a figura da empresa em duas vias: a pré-venda, através da abrangência na divulgação de novidades e promoções, e o pós-venda, na agilidade para lidar com reclamações e dúvidas.

A presença das mídias sociais aprimora a captação de possíveis clientes e ainda permite a fidelização dos que já são. O produto ou serviço é mais conhecido pelos usuários e eles não se sentem abandonados após efetuada a compra.

Dessa forma, a empresa cresce no meio onde maior parte do mundo se encontra. No entanto, os resultados não aparecem só com sua entrada, é necessário saber gerenciar.

A presença do gestor de mídias sociais – e a necessidade de atrativos

Engana-se quem pensa que para montar uma mídia social atrativa, basta apenas ser comunicativo e ter boas intenções. É necessários planejamento – e isso engloba conhecimento do público-alvo, abrangência da marca e muito marketing digital.

mídias sociais presença

No fim, ainda é publicidade, mas diferente dos jornais e da televisão, você tem uma comunicação mais direta com o público. Para lidar com isso, é necessário um profissional que entenda do meio, com conhecimento abrangente sobre o funcionamento das mídias.

E que também tenha tempo para constantemente atualizar seu conteúdo!

A partir dele que será montada uma forma de lidar com o público da maneira mais rápida possível, junto de um planejamento estratégico da empresa. É daí que surgirá dois dos atrativos de um negócio no meio digital: sua identidade visual e sua linguagem.

Criar conteúdo informativo envolve ter uma linguagem atrativa, que capte a atenção do público e os faça permanecer ali. Já a identidade visual é o que relacionará a empresa com esse conteúdo (“com esse conjunto de cores? Com certeza é aquela empresa!”).

Além disso, você deve ter em mente: o público quer mais do que comunicação, ele quer entretenimento e informação.

Como melhorar as mídias sociais?

Com a popularização das mídias sociais, a empresa acaba tendo que adotar dinamismo para sua comunicação social. A internet é um meio que representa a velocidade das relações sociais no mundo – e o negócio se adapta a isso.

mídias sociais gestao

Logo, você tem que ser bastante interativo para captar rapidamente a atenção do público. Não se trata de fazer algo grandioso, mas de saber segmentar seu público e focar sua propaganda diretamente no nicho de atuação.

Inclusive, segmentação de público é importante para um negócio em todos os sentidos, já que isso permite a criação de uma identidade visual. É até mesmo o que permite entender onde você deve se posicionar: seu nicho está em fóruns, no Twitter ou no Instagram?

Antes de tudo, as mídias sociais são como vitrines no meio digital. Com uma página bem montada, de conteúdo interativo e com qualidade, o público para e vê essa vitrine – talvez até entre na loja.